PIB da China cresce 9,8% nos primeiros três trimestres do ano
A economia da China continuou a recuperação estável nos primeiros três trimestres deste ano, com os principais indicadores dentro de uma faixa razoável, mostraram dados oficiais divulgados pela agência Xinhua nesta segunda-feira (18).
O produto interno bruto (PIB) do país cresceu 9,8% em termos anuais no período, colocando o crescimento médio para os últimos dois anos em 5,2%, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
No terceiro trimestre, o PIB do país cresceu 4,9% ano a ano, mais lento do que o crescimento de 18,3% no primeiro e 7,9% no segundo.
“A economia chinesa manteve o ímpeto de recuperação nos primeiros três trimestres, com progresso no ajuste estrutural e no desenvolvimento de alta qualidade“, avaliou o porta-voz do DNE, Fu Linghui.
O consumo contribuiu com a maior parte para o crescimento econômico de janeiro a setembro, enquanto as exportações líquidas contribuíram com 19,5% para o aumento do PIB.
Os principais indicadores econômicos mostraram melhorias contínuas em todas as áreas, com as vendas no varejo de bens de consumo saltando 16,4% ano a ano nos primeiros três trimestres de 2021.
A produção industrial de valor agregado da China aumentou 11,8%, enquanto o investimento em ativos fixos cresceu 7,3% anualmente durante o período.
A taxa de desemprego urbano pesquisada no país ficou em 4,9% em setembro, 0,5 ponto percentual abaixo do mesmo mês do ano passado, mostraram os dados do DNE.
Durante o período de janeiro a setembro, a China adicionou 10,45 milhões de novos empregos urbanos, atingindo 95% da meta para o ano todo.
Reconhecendo os avanços, Fu alertou contra o aumento das incertezas no ambiente internacional e a recuperação desigual da economia doméstica, acrescentando que o país tomará várias medidas para manter a operação da economia em uma faixa razoável.
Fonte: Agência Xinhua