Primeiro-ministro libanês denuncia plano para arruinar o país
O primeiro-ministro Hassan Diab denunciou, nesta quarta-feira (1º/7), um plano que visa colapsar e destruir a economia do Líbano, informou a mídia local.
Sem identificar os autores desse projeto, Diab destacou que essas pessoas trabalham para impedir que qualquer assistência chegue ao país.
“Trata-se de espalhar notícias falsas, como a de que o Estado impôs um limite de dólar para quem vem do exterior”, disse ele.
Pelo contrário, acrescentou, os retornados libaneses devem trazer o máximo de dinheiro possível, pois a escassez de divisas causa dificuldades no setor bancário e influencia a pior crise econômica e financeira desde a guerra civil de 1975-90.
“Deixe-me esclarecer, os viajantes podem trazer quantos dólares quiserem e ninguém quer detê-los”, afirmou.
De fato, acrescentou, conclamamos aos retornados que tragam o máximo de dólares possível para ajudar suas famílias e a comunidade.
O dólar dos EUA atingiu um nível de quase 9.000 libras libanesas por unidade no mercado paralelo em comparação com a taxa oficial de 1.500.
Essa depreciação da moeda nacional reduz o poder de compra de 90% dos funcionários no país, enquanto um aumento de preço de mais de 55% é registrado.
Fonte: Prensa Latina