Xi Jinping ao líder cubano Díaz-Canel: “Amizade entre Cuba e China deve ser valorizada e precisamos sempre lembrar os seus pilares”
Na tarde desta quinta-feira (8), o Presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, manteve conversações oficiais com seu colega chinês Xi Jinping, encerrando dias marcados por profundos sinais de respeito e disposição comum para continuar fortalecendo os laços de amizade que unem os povos, partidos e governos dos dois países.
Em suas palavras de boas-vindas, o presidente da República Popular da China lembrou que Cuba foi o primeiro país do hemisfério ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a nação asiática. Ele também evocou como o Partido e o povo cubano sempre ofereceram apoio à decisão do povo chinês de defender sua soberania, algo que não é esquecido em seu país.
Ele falou de gerações, responsabilidades e causas apropriadas para defender; e destacou a importância de cultivar a amizade que une os povos chinês e cubano.
“Nós temos que valorizar essa amizade”, disse ele, “e sempre lembrar de seus pilares, que não só permitirão que ela seja mantida, mas também que se escrevam novos capítulos”.
Enquanto isso, o Presidente cubano agradeceu as atenções recebidas em meio aos eventos que a China atravessa atualmente, com a visita de líderes de diferentes países, a Exposição Internacional de Importações em Xangai e a Conferência de Informatização.
As reuniões foram caracterizadas por “um diálogo transparente e honesto”, disse ele.
Países camaradas e irmãos
No dia anterior (quarta-feira) Díaz-Canel havia se reunido com o mais graduado conselheiro político da China, Wang Yang.
China e Cuba são boas amigas, boas camaradas e boas irmãs, disse Wang, que é presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).
“A China apoia Cuba em sua determinação para explorar um caminho de desenvolvimento adequado a suas próprias condições nacionais”, afirmou Wang, acrescentando que, independentemente de como as situações vão evoluir, a China apoiará firmemente o aprofundamento das cooperações amistosas com Cuba.
Nesta mesma quinta-feira Díaz-Canel embarcou para uma visita oficial à República Socialista do Vietnã, onde foi recebido no aeroporto internacional de Hanói por Thi Ngoc Thinh, vice-presidenta do heroico país asiático.
Da Redação do i21 com informações de Granma e Agência Xinhua