Luta dos povos

China divulga a versão final do 14º Plano Quinquenal com metas de longo prazo

Aldeias no condado de Ji'an, província de Jiangxi, leste da China / Foto: CFP

A China divulgou, neste sábado (13), a versão final de seu plano de desenvolvimento nacional para os próximos cinco e 15 anos .

Os textos completos foram publicados pela Agência de Notícias Xinhua, depois que legisladores chineses aprovaram na quinta-feira (11) o Esboço do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até 2035 na reunião de encerramento da sessão anual da principal legislatura da China.

A China está embarcando em uma nova jornada para construir um país socialista moderno em todos os aspectos”, diz o início do esboço com mais de 70.000 caracteres chineses.

O esboço concentra-se principalmente em pontos de crescimento econômico sustentável, padrão econômico de “dupla circulação”, sistema industrial impulsionado pela inovação e desenvolvimento da área rural.

Aqui estão algumas metas principais do 14º Plano Quinquenal:

– Os principais indicadores econômicos devem ser mantidos dentro de uma faixa apropriada e as metas anuais de crescimento econômico devem ser estabelecidas à luz das condições reais;

– Taxas de desemprego urbano de no máximo 5,5%;

– Um aumento anual dos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento em mais de 7%;

– Um aumento de residentes urbanos permanentes para 65% da população;

– Uma redução do consumo de energia por unidade do PIB e das emissões de dióxido de carbono por unidade do PIB em 13,5% e 18%, respectivamente;

– Aumentar a esperança média de vida em um ano;

– Seguro básico de velhice para cobrir 95% da população.

Em comparação com os Planos anteriores, a China não definiu uma meta de crescimento anual médio do PIB desta vez, mas se concentrou mais no desenvolvimento equilibrado e sustentável, tendo o mercado interno como esteio.

Fonte: CGTN

 

Leia também: