Luta dos povos

A Batalha da China contra o coronavírus III – Membros do PCCh, Avante!

Trabalhadores da saúde do Hospital Union, em Wuhan, formam um esquadrão especial para combater a epidemia

Terceira parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, trazendo a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria. O livro oferece um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos. Publicaremos a íntegra em 10 partes.

Parte I – Especial: A Batalha da China contra o coronavírus

Parte II – A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho”

Neste link o livro em PDF. Boa leitura.

 

Ela representa a esperança de recuperação

Guo Qin, uma enfermeira que trabalha no Centro de Emergência do Hospital Zhongnan.

Wuhan, 28 de janeiro de 2020 – Guo Qin é uma enfermeira de 38 anos que trabalha no Centro de Emergência do Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan. Ela foi diagnosticada com COVID-19 em 13 de janeiro de 2020.

Foi designada para a cama hospitalar nº 6, onde tratou de muitos pacientes, incluindo doentes críticos. Agora ela estava no seu local de trabalho, mas na perspectiva de um paciente.

Guo Qin passou a primeira noite ansiosa. Podia ver o monitor de pé ao lado da cama e ouvir sua medicação pingando. Um enfermeiro mais jovem, seu colega de trabalho no turno daquela noite, estava andando sozinho na enfermaria, lidando com alarmes frequentes do monitor.

Ela ouviu seus passos rápidos ao longo de dez horas, das 22:00h às 8:00h.

Trabalho assim há quinze anos, dia ou noite. Não consigo imaginar como consegui aguentar”, pensou.

Gostaria de não ter ficado doente. Eu deveria estar lá para ajudar meus colegas.” Sentiu vergonha de ser um fardo extra, não querendo incomodá-los sequer para beber água.

Agora entendo por que alguns pacientes relutam em pedir ajuda aos enfermeiros.” Ela decidiu que, depois de retornar ao trabalho, perguntaria pelas necessidades dos pacientes de maneira mais proativa.

Felizmente, três dias depois sua temperatura corporal voltou ao normal. Ela foi para casa para ser observada em isolamento, o que liberou um leito de hospital para outros pacientes.

Em 27 de janeiro, os resultados de seus exames de sangue, de ácido nucleico e de tomografia mostraram que ela estava curada.

Hoje cedo, ela mandou uma mensagem para a enfermeira-chefe, solicitando retornar ao seu posto. “Sei que pacientes gravemente doentes estão chegando e nossos colegas estão sob grande pressão. Você poderia verificar com os especialistas quando posso voltar ao trabalho? Espero que possa me juntar a vocês o mais breve possível.”

Agora Guo está de volta ao trabalho. Ouvindo sobre sua recuperação, os pacientes confiam mais nela. Eles continuam consultando-a: “O que está causando o aperto no meu peito?” ou “Bebi água suficiente hoje?

Os pacientes ficam tranquilizados com sua presença. Ela representa a esperança de recuperação.

(traduzido de reportagens do Beijing Youth Daily)

 

Shanghai, 29 de janeiro de 2020

– O presidente Xi Jinping instruiu os militares a assumirem maiores responsabilidades e contribuírem para vencer a epidemia.

– O primeiro-ministro Li Keqiang convocou uma reunião do Grupo de Liderança Central de Prevenção e Controle do COVID-19 para discutir a situação atual e adotar medidas adicionais para o controle direcionado de epidemias.

– 31 províncias e unidades administrativas equivalentes ativaram a resposta de emergência de saúde pública de primeiro nível.

– O Ministério da Administração de Emergências, juntamente com a Administração Nacional de Reservas Estratégicas e de Alimentos, designou 3 mil tendas, 20 mil colchas e 20 mil casacos acolchoados de algodão para Hubei, em apoio aos esforços locais para estabelecer locais de vigilância comunitários para controle de epidemias.

 

Membros do Partido Comunista da China – Avante!

“Nós, comunistas chineses, prometemos sempre priorizar os interesses do povo, sejam quais forem as dificuldades”

Shanghai, 29 de janeiro de 2020 – Zhang Wenhong, chefe da equipe médica de especialistas de Shanghai e diretor do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Huashan em Shanghai, está de volta do Centro da Clínica de Saúde Pública de Shanghai, conhecido como Hospital Xiaotangshan de Xangai.

Zhang diz:

Tomamos duas decisões hoje. Primeiro, eu farei rondas pelo menos uma vez por semana. Segundo, todos os médicos da linha de frente, que trabalham desde o final do ano passado, serão substituídos para que tenham uma oportunidade de descansar. São grandes médicos, expostos a um vírus desconhecido. Ainda temos um conhecimento incompleto dos seus perigos, sua transmissibilidade e a patogenicidade da epidemia. A dedicação profissional deles é uma virtude que devemos valorizar. Trabalhadores da saúde do Hospital Union, em Wuhan, formam um esquadrão especial para combater a epidemia. O esquadrão é organizado pelo comitê do Partido Comunista da China do hospital e composto principalmente por membros do Partido.

Quem os substituirá? Todos os membros do Partido no hospital. Nós, comunistas chineses, prometemos sempre priorizar os interesses do povo, sejam quais forem as dificuldades. Então, eu emito uma ordem: membros do Partido Comunista da China – Avante! Façam o trabalho!

Ele continua: “É essencial que eu faça as rondas. Meu trabalho aqui é dar uma sensação de segurança aos médicos. Como posso emitir ordens nos bastidores, a salvo do contágio, enquanto os conduzo para a linha de frente, em contato próximo com o vírus?

(traduzido de reportagens do yicai.com e do People’s Daily)

 

Wuhan, 30 de janeiro de 2020

– O primeiro-ministro Li Keqiang inspecionou o China CDC e organizou um simpósio sobre o aprimoramento do controle de epidemias. Entre outros especialistas, o dr. Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias e membro da Academia Chinesa de Engenharia (CAE), ofereceu seus conselhos com base no desenvolvimento do surto.

– O Grupo de Liderança Central, dirigido pelo vice-primeiro-ministro Sun Chunlan, visitou trabalhadores da saúde na linha de frente e em comunidades locais em Hubei.

 

Você se importa com Wuhan, nós nos importamos com você

Dois entregadores empilham lancheiras em uma van, oferecendo entrega gratuita ao Hospital nº 5 de Wuhan.

Wuhan, 30 de janeiro de 2020 – Ficar em casa é a melhor maneira de proteger as pessoas contra o vírus e de apoiar o controle de epidemias. Em muitas cidades, entregadores tornaram-se uma importante conexão entre as pessoas e o mundo exterior, andando nas ruas entre supermercados, restaurantes, hospitais e comunidades residenciais. Eles entregam refeições para médicos e pacientes, e suprimentos diários para residentes.

Os entregadores temem o vírus como todo mundo. Mas, ao ouvirem que os médicos que estão trabalhando na linha de frente tinham apenas macarrão instantâneo para comer na noite do Ano-Novo Chinês, a compaixão venceu o medo. Eles decidiram que iriam entregar refeições quentes para os médicos que estão trabalhando em Wuhan até que a cidade tenha vencido a epidemia. Dois entregadores empilham lancheiras em uma van, oferecendo entrega gratuita ao Hospital nº 5 de Wuhan.

Por trás das refeições quentes estão restaurantes, supermercados e mercados de alimentos usualmente abertos, além de trabalhadores que se mantêm em seus postos neste momento tão incomum. Graças a eles, as pessoas são capazes de seguir com suas vidas normalmente.

Qiu Beiwen e o marido administram um pequeno restaurante chamado “Armazém No. 8” no distrito de Huangpi em Wuhan, perto o Aeroporto Internacional Tianhe. Quando a cidade entrou em isolamento, o casal decidiu mudar seus negócios de churrascos de frutos do mar para quentinhas. O restaurante não fica perto de nenhum dos principais hospitais onde estão os pacientes com COVID-19. No entanto, o casal está determinado a fornecer refeições para os médicos que trabalham na cidade.

Não ganhamos dinheiro com as refeições”, disse Qiu:

Costumávamos cobrar oito ou dez yuan por refeição. Mas os preços dos alimentos de Wuhan agora estão mais altos do que o normal, então o preço mais baixo que podemos oferecer é de quinze yuan, incluindo duas proteínas e legumes. Não deveríamos estar tentando tirar proveito neste momento, mas temos que ganhar a vida com nossa pequena empresa. Nós devemos sobreviver em primeiro lugar para depois ajudar mais pessoas necessitadas.

Qiu está sob pressão financeira. Casada, com 28 anos, ela tem uma criança e idosos para cuidar. Comparada com seus colegas solteiros, está agora assumindo grandes responsabilidades, tendo convencido sua família a se juntar a ela no negócio de entrega para apoiar os hospitais locais.

Pensando em meu filho, decidi fazer isso. Se não pudermos garantir refeições para os médicos que trabalham na linha de frente e que chegaram de todos os cantos do país para ajudar Wuhan, a epidemia seria pior.”

(traduzido de reportagens de ifeng.com e artigos em ccdi.gov.cn)

 

Wuhan, 31 de janeiro de 2020

– O primeiro-ministro Li Keqiang convocou uma reunião do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19 para minimizar a transmissão da epidemia e instruir o público a escalonar suas viagens de retorno a Pequim após o feriado do Ano-Novo Chinês.

– A OMS declarou o surto de coronavírus uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC).

(continua nesta segunda-feira, 6/04)

 

Leia também: