Solidariedade

Vietnã consolidará a diplomacia popular

Nguyen Phuong Nga, presidenta da Associação Vietnamita de Associações de Amizade (AVAA)

O Vietnã expandirá e consolidará as relações com amigos e parceiros internacionais por meio da diplomacia popular, disse Nguyen Phuong Nga, presidenta da Associação Vietnamita de Associações de Amizade (AVAA).

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (6) à Agência Vietnamita de Notícias (AVN), Phuong Nga enfatizou que, juntamente com as relações externas do Partido Comunista e do Estado, a diplomacia do povo é um importante pilar da diplomacia nacional.

As atividades da diplomacia popular da AVAA contribuíram significativamente para o desenvolvimento nacional, disse ela, e informou que no ano passado a entidade recebeu 1.400 delegações estrangeiras, incluindo numerosas organizações não-governamentais que se dedicam a atividades filantrópicas e de fomento ao desenvolvimento.

Com a função de gerenciar a ajuda não-governamental do exterior, o AVAA concentrou suas atividades na divulgação dos êxitos socioeconômicos nacionais, das políticas externas e do uso eficiente da assistência externa em favor do desenvolvimento do país, ressaltou Phuong Nga.

No ano passado, o Vietnã atraiu milhares de projetos de ajuda de organizações não-governamentais, que aportaram 280 milhões de dólares, o que contribuiu para o combate à pobreza no país, especialmente em áreas montanhosas e remotas, segundo a mesma fonte.

Atualmente, a AVAA tem 116 filiais, incluindo 64 organizações bilaterais e multilaterais de amizade, sem contar aquelas em nível local, disse ela.

Atualmente, o Vietnã mantém relações com mais de mil organizações não-governamentais e mobilizou mais de quatro bilhões de dólares dessas entidades para concretizar projetos em saúde, educação, desenvolvimento econômico e combate às mudanças climáticas, ressaltou.

Por meio de organizações não-governamentais, a AVAA também divulga conquistas na execução dos direitos humanos e da igualdade social, segundo a presidenta da organização, que destacou que essas entidades são importantes canais políticos que contribuem diretamente para a disseminação de informações sobre mensagens de paz, solidariedade, amizade e cooperação do Vietnã com o mundo.

Tradução da Redação do i21

Leia também: