Solidariedade

Conselho da Paz dos EUA: Israel e Estados Unidos são os responsáveis pela carnificina

O Conselho da Paz dos Estados Unidos (CPEUA), entidade anti-imperialista membro do Conselho Mundial da Paz (CMP), emitiu uma declaração afirmando a solidariedade ao povo palestino neste domingo (8). No texto, o CPEUA reitera que que a responsabilidade pelo derramamento de sangue é de Israel, “culpado por essa catástrofe humana”, e o governo dos EUA, “igualmente, se não mais, responsável pela atual tragédia”. Leia o texto a seguir.

Israel e os EUA têm toda a responsabilidade pelo contínuo derramamento de sangue!

Este é o resultado inevitável de 75 anos de ocupação ilegal e a violação brutal dos direitos humanos dos palestinos!

“Estamos em um estado de guerra… O inimigo pagará um preço como nunca conheceram antes”, declarou o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, imediatamente após o início da operação militar das forças do Hamas contra Israel.

As palavras de Netayahu encobrem um fato histórico fundamental: Israel tem estado num estado de guerra contra o povo da Palestina, que agora ele abertamente chama de “o inimigo”, pelos últimos 75 anos. O “inimigo” a quem ele se refere são o povo palestino, que tem sofrido 75 anos de uma ocupação violenta, bombardeios, detenções e prisões massivas, tortura, assassinatos e o exílio nas mãos do Estado israelense, apenas porque se recusa a se submeter à ocupação ilegal da sua terra e à violação dos seus direitos humanos fundamentais pelas forças de ocupação israelenses.

Mais enganadora é a afirmação de que o que ocorreu foi um ataque “surpresa” dos palestinas. Mas olhando para a vergonhosa história do tratamento do povo palestino por Israel nas últimas sete décadas e as suas recentes ações ofensivas contra a Mesquita Al-Aqsa, nenhuma mente racional estaria “surpresa” pela reação palestina.

O historicamente inevitável derramamento de sangue que começou e já tomou demasiadas vidas é produto da ação do próprio Estado de Israel. O Estado de Israel não tem outra parte a culpar por essa catástrofe humana além de si mesmo.

Porém, não é aí que a culpa para. O governo dos Estados Unidos é igualmente, se não mais, responsável pela tragédia corrente. Décadas de apoio incondicional às violações do direito internacional e os direitos humanos pelo Estado de Israel, dezenas de bilhões de dólares em ajuda militar a Israel com olhos fechados para as atrocidades e o terrorismo cometidos pelo exército israelense e os colonos nos territórios palestinos ocupados, e o persistente bloqueio de todo esforço pela comunidade internacional de responsabilizar Israel por suas ações ilegais, tudo tem contribuído para essa situação horrenda.

Instamos a comunidade internacional a tomar todas as ações coletivas para deter esse derramamento de sangue com base no direito internacional globalmente reconhecido e a Carta das Nações Unidas.

Essa carnificina não será a última até que a ocupação israelense dos territórios palestinos acabe e os direitos humanos do povo palestino sejam reconhecidos e totalmente realizados.

Conselho da Paz dos EUA – 8 de outubro de 2023

 

Leia também: